Perguntas Frequentes sobre ThermaCare®

Encontrará aqui uma lista das perguntas mais frequentes sobre os produtos ThermaCare®, como funcionam e como se utilizam.

Quando posso utilizar as Faixas Térmicas ThermaCare®?

Pode utilizar ThermaCare® se tiver dores nas costas, ombros ou pescoço, por exemplo.  A faixas térmicas ThermaCare proporcionam alívio das dores musculares e ou das articulações associadas a cansaço e tensão muscular, esforço excessivo, distensões, entorses e artroses.

Quando não devo utilizar ThermaCare®?

Não utilize ThermaCare® em pele pouco saudável, lesada ou gretada, em nódoas negras que tenham ocorrido nas últimas 48 horas.

ThermaCare® pode ser utilizada por diabéticos?

As pessoas com diabetes devem consultar um médico previamente para determinar se podem utilizar ThermaCare®.

A diabetes é uma doença que pode tornar a pele menos sensível à dor. Em caso de irritação cutânea, a pessoa com diabetes poderá não se aperceber de que a pele está irritada e que deve retirar a faixa. Por outro lado, a diabetes aumenta a sensibilidade da pele ao calor, isto é, níveis de calor habitualmente toleráveis podem dar origem a sintomas de queimadura na pele de uma pessoa com diabetes.

Quem não deve utilizar ThermaCare® antes de consultar um médico?

Se tiver má circulação, diabetes, doença cardíaca, artrite reumatoide ou se estiver grávida, não deve utilizar ThermaCare® antes de consultar um médico ou farmacêutico.

ThermaCare® pode ser utilizada durante a gravidez?

Se estiver grávida, consulte o seu médico antes de utilizar as faixas térmicas ThermaCare®.

O que devo considerar se tiver 55 anos ou mais e utilizar ThermaCare?

O risco de ocorrência de queimaduras aumenta com a idade e a sensibilidade cutânea pode estar diminuída ou alterada. Efetivamente, as pessoas com 55 anos ou mais devem utilizar ThermaCare® sobre uma camada de roupa fina e evitar utilizá-la durante o sono. Verifique a sua pele várias vezes durante a utilização. Caso detete sinais de irritação ou queimadura, remova imediatamente o produto.

As Faixas Térmicas ThermaCare® são recomendadas para crianças?

Não recomendamos que ThermaCare® seja utilizado por pessoas, incluindo crianças, que não tenham a perceção de um agravamento do seu estado ou que não sejam capazes de retirar as faixas sozinhas.

Quantas vezes posso utilizar ThermaCare®?

Deve utilizar as Faixas Térmicas ThermaCare® durante um período máximo de 8 horas por dia e não mais do que 7 dias consecutivos.

Dada a tecnologia utilizada, cada Faixa Térmica ThermaCare® só pode ser utilizada uma vez. ThermaCare® funciona através de um processo de oxidação: ao abrir a embalagem hermética, o ferro presente nas células térmicas reage com o oxigénio do ar. Esta reação é catalisada por outras substâncias presentes nas células, que desta forma aquecem sozinhas quando expostas ao oxigénio do ar. Quando a oxidação termina ao fim de 8 horas, o produto não pode ser reativado e deve ser devidamente eliminado no lixo doméstico.

Não aqueça produtos ThermaCare® no micro-ondas ou no forno em nenhuma circunstância, pois a faixa térmica poderá incendiar-se!

 

Como se utiliza ThermaCare®?

Para utilizar as Faixas Térmicas ThermaCare®, deve retirar a faixa da embalagem hermética, retirar a película protetora e colar a faixa na área dolorosa sobre a pele descoberta com as superfícies adesivas.

No caso das Faixas Térmicas para dor lombar, inicialmente deve retirar a faixa da embalagem hermética, desdobrar a faixa e depois enrola a mesma à volta do seu corpo, em contacto direto com a pele. Feche com o fecho de velcro e puxe para ajustar. Consulte a nossa página “Aplicação e Funcionamento” para mais informações.

 

ThermaCare® também pode ser utilizada durante a noite?

ThermaCare® também pode ser utilizada durante a noite. 

Se tiver menos de 55 anos, também pode utilizar ThermaCare® durante a noite ou enquanto dorme. A partir dos 55 anos, a pele torna-se mais fina e o risco de queimaduras aumenta. Por este motivo, os utilizadores com 55 anos ou mais não devem aplicar as Faixas Térmicas ThermaCare® durante a noite.

ThermaCare® pode ser reutilizada?

ThermaCare® foi desenvolvida como termoterapia com um efeito duradouro para alívio da dor e relaxamento de músculos tensos e contraídos. Dada a tecnologia utilizada, cada Faixa Térmica só pode ser utilizada uma vez. ThermaCare® funciona através de um processo de oxidação. Ao abrir a embalagem hermética, o ferro contido nas células térmicas reage com o oxigénio do ar e há produção de calor. Quando a oxidação termina, o produto não pode ser reativado e deve ser devidamente eliminado no lixo doméstico. As faixas térmicas ThermaCare® não devem ser aquecidas no micro-ondas ou no forno, pois podem incendiar-se. 

Posso utilizar as Faixas Térmicas ThermaCare® durante quanto tempo?

Utilize as Faixas Térmicas ThermaCare® durante o período de tempo recomendado (8 horas num período de 24 horas) para os melhores resultados. Encontrará mais informação sobre o tempo de utilização na respetiva embalagem. A utilização das Faixas Térmicas ThermaCare® para além do tempo recomendado pode aumentar o risco de irritação cutânea ou queimaduras. 

ThermaCare® mantém-se quente durante quanto tempo?

As Faixas Térmicas ThermaCare® produzem calor durante 8 horas.

As Faixas Térmicas ThermaCare® devem ser utilizadas durante quanto tempo?

Deve utilizar as Faixas Térmicas ThermaCare® durante um período máximo de 8 horas por dia e não mais do que 7 dias consecutivos.

O tempo recomendado de utilização do produto está indicado na respetiva embalagem. Se a dor que está a tratar persistir ou piorar durante ou após este período de tempo, interrompa a utilização e consulte o seu médico.

ThermaCare® mantém-se estável durante quanto tempo? Posso utilizar Faixas Térmicas ThermaCare® cujo prazo de validade tenha sido ultrapassado?

A informação sobre o prazo de validade das faixas térmicas ThermaCare® encontra-se presente nas respetivas embalagens. Esta data indica durante quanto tempo o produto pode ser utilizado conforme previsto. Os produtos ThermaCare® não devem ser utilizados após o seu prazo de validade.

Quão quentes ficam as Faixas Térmicas ThermaCare®?

Cada célula térmica das Faixas Térmicas ThermaCare® foi concebida para gerar calor terapêutico de forma constante e em profundidade, atingido a temperatura de aproximadamente 40 °C. Esta temperatura é apenas ligeiramente superior à temperatura corporal normal de 37 °C.

As Faixas Térmicas ThermaCare® podem provocar queimaduras?

A segurança dos utilizadores é a nossa prioridade máxima no desenvolvimento dos produtos ThermaCare. No entanto, não podemos eliminar totalmente a possibilidade de queimaduras, especialmente em caso de utilização indevida ou em resultado de circunstâncias físicas individuais.

As Faixas Térmicas ThermaCare® devem ser utilizadas exclusivamente conforme indicado e não devem ser utilizadas por um período superior a 8 horas por dia e não mais do que 7 dias consecutivos.

Recomendamos que verifique a sua pele várias vezes durante a utilização. Caso detete sinais de irritação ou queimadura, remova imediatamente a faixa térmica. Leia todas as dicas de segurança e instruções de utilização constantes da embalagem. 

Como funciona uma Faixa Térmica ThermaCare®?

O calor é gerado através de um processo de oxidação que ocorre nas nas células térmicas. ThermaCare® proporciona um alívio eficaz da dor para dores musculares e articulares ligeiras, através da aplicação de calor diretamente na área dolorosa. O calor tópico, isto é, de aplicação externa, de ThermaCare® ajuda no alívio da dor e relaxamento muscular. A aplicação de calor terapêutico também dilata os vasos sanguíneos, aumentando a circulação sanguínea no local e melhorando a eliminação de resíduos da atividade muscular que contribuem para a dor muscular.

Qual é a composição das Faixas Térmicas ThermaCare®?

As células térmicas das Faixas Térmicas ThermaCare® contêm grânulos de ferro, carvão ativado, sal e água.

Como é gerado o calor nas Faixas Térmicas ThermaCare®?

As células térmicas contêm grânulos de ferro, carbono ativado, sal e água. Quando o oxigénio do ar entra em contacto com os grânulos de ferro, gera-se o calor em profundo de ThermaCare®. Esta reação química é designada por oxidação do ferro e também ocorre na natureza.

As Faixas Térmicas ThermaCare® foram concebidas para permitir que apenas o oxigénio necessário entre em contacto com células, atuando em conjunto com os componentes de controlo da temperatura para proporcionar um calor constante e confortável durante 8 horas. Pode demorar até 30 minutos a atingir a temperatura terapêutica na pele. Assim que os grânulos de ferro presentes nas células forem completamente oxidados, a reação termina e não será gerado mais calor. Pode saber mais sobre este tópico no nosso guia de Aplicação e Funcionamento.

Posso tomar duche ou banho com as Faixas Térmicas ThermaCare®?

Deve evitar tomar duche ou banho enquanto utiliza os produtos ThermaCare®. Não lave ou humedeça a faixa térmica, pois pode tornar as células térmicas ineficazes. Por outro lado, a transpiração corporal normal não afeta o funcionamento das faixas. No entanto, é possível que a transpiração excessiva, como a que ocorre durante o exercício físico, solte o adesivo.

Qual é o lado certo das Faixas Térmicas ThermaCare®?

O lado certo das Faixas Térmicas ThermaCare® é o lado mais escuro. É importante que as superfícies adesivas das Faixas Térmicas estejam viradas para a pele.

No caso das Faixas Térmicas para dor lombar, estas devem ser dobradas de forma a que o fecho de velcro na parte da frente possa ser devidamente fechado. Leia todas as instruções e advertências antes de utilizar. Abra a saqueta apenas quando estiver pronto para utilizar.

ThermaCare® é um medicamento ou um dispositivo médico?

ThermaCare é um dispositivo medicamento e não contem medicamentos.

Onde posso adquirir ThermaCare®?

Poderá adquirir os produtos ThermaCare® na sua farmácia local.

 

 

Quem é o fabricante das Faixas Térmicas ThermaCare®?

O fabricante dos produtos ThermaCare® é a empresa Angelini Pharma Inc., representada em Portugal por Angelini Pharma Portugal.

Como posso contactar a Angelini?

Angelini Pharma Portugal, distribuidora da ThermaCare®, pode ser contactada das seguintes formas:

Angelini Pharma Portugal
Rua João Chagas, 53 - Piso 3
1499-040, Cruz Quebrada - Dafundo, Portugal

21 414 8300


Informações Gerais:
Para receber informações gerais sobre a Angelini Farmacêutica contactar a empresa através do e-mail: angelini.farmaceutica@angelini.pt

Farmacovigilância:
Reações adversas associadas a qualquer produto da Angelini Farmacêutica deverão ser notificadas à Unidade de Farmacovigilância através do email farmacovigilancia@angelini.pt,
ou do número verde 800 208 674.

ThermaCare é um dispositivo médico eficaz no alívio da dor muscular e das articulações. Verifique periodicamente a pele e caso detete sinais de irritação ou queimaduras, remova imediatamente o produto. Antes de usar leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização.