Alivie a dor: trate a dor sem recorrer a medicamentos com ThermaCare®

ThermaCare® alivia a dor: Saiba mais sobre o que pode fazer para aliviar as dores na região lombar, cervical ou nas articulações.

O QUE É A DOR?

A dor é um termo genérico que descreve sensações corporais desconfortáveis. É um resultado da ativação do sistema nervoso.  Todos conhecemos essa sensação incómoda, porém, a intensidade e a duração da dor variam de pessoa para pessoa. Em todo o caso, a dor é desagradável condiciona o nosso dia-a-dia. Quando surge dor, queremos livrar-nos dela rapidamente.

Ao mesmo tempo, a dor é normalmente um sinal de aviso emitido pelo organismo: alerta-nos para a existência de um problema numa parte do corpo que requer cuidados.  A dor aguda permite detetar queixas físicas a tempo. É uma dor que tem habitualmente uma causa clara (uma doença ou lesão específica) e dura alguns dias ou semanas. Já a dor crónica pode ser considerada como um estado de doença: pode ter origem em condições psicológicas e não apenas físicas, não tem um término reconhecível e mantém-se durante um longo período de tempo.

COMO SURGE A DOR MUSCULAR?

A dor muscular dá-nos cabo dos nervos - em todos os sentidos.

A dor é ativada por estímulos físicos, térmicos ou químicos que ultrapassam o limite de tolerância individual. 

  • Os recetores de dor (nociceptores) do organismo são estimulados. 
  • Os impulsos são processados através da medula espinhal e transmitidos para o cérebro.
  • Quantos mais impulsos chegam, maior é a perceção da dor.

Para além de serem transmitidos da medula espinhal para o cérebro, os impulsos são processados na forma de reações reflexas:

  • Um número crescente de impulsos de dor resultantes, por exemplo, da adoção constante de uma postura incorreta e da dor associada, implica uma maior atividade reflexa, conduzindo à contração do músculo esquelético.
  • A irrigação sanguínea é menor nos músculos contraídos, o que contribui para o prolongamento do estado de dor.

Considerando métodos sem medicamentos, o que posso fazer para aliviar a dor muscular?

O uso de estímulos térmicos é uma terapia eficaz no  alívio da dor, sem recurso a medicamentos. Os estímulos térmicos, através do arrefecimento ou aquecimento da área dolorosa, competem com os estímulos de dor pela transmissão ao cérebro, no ponto de transição das vias nervosas para a medula espinhal e resultam, por isso, no alívio da dor.

Termoterapia para alívio da dor

A termoterapia é a aplicação de calor terapêutico no corpo que leva ao aumento da temperatura do tecido e ao alívio da dor. A termoterapia atua através do aumento da temperatura do tecido, provocando o relaxamento dos músculos; aumento da circulação sanguínea, promovendo a recuperação tecidual e diminuição da perceção cerebral da dor.

Como é que o calor de ThermaCare® alivia a dor?

ThermaCare® liberta calor continuamente no local de aplicação a uma temperatura constante e controlada, que penetra profundamente. A aplicação de calor terapêutica atua de diferentes formas para aliviar a dor:

  • Aumenta a temperatura do tecido em profundidade;
  • Promovendo o relaxamento muscular;
  • Reduz o tónus muscular;
  • Aumenta a liberdade de movimentos;
  • Aumenta a circulação sanguínea e facilita a recuperação tecidual;
  • Ativa os termorrecetores estimuladores do tecido profundo, que bloqueiam os sinais nociceptivos através da medula espinhal, diminuindo a perceção cerebral da dor.

ThermaCare tem as seguintes propriedades:

  • A temperatura terapêutica da aplicação ronda os 40 °C.
  • O calor atua de forma constante durante 8 horas.
  • O calor penetra profundamente nos músculos tensos e no tecido lesado.

Perguntas Frequentes

O que é a dor?

A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) define dor como uma “experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tecidular, real ou potencial”*. Por isso, a dor é normalmente um sinal de aviso emitido pelo organismo. Diz-nos onde existe um problema no organismo.

*Treede et al. (2019). “Chronic pain as a symptom or a disease: the IASP Classification of Chronic Pain for the International Classification of Diseases (ICD-11)”.

O que é a dor muscular?

A dor muscular é uma dor sentida nos músculos, provocada por uma lesão, inflamação, esforço excessivo, distensão, entorse ou tensão no músculo, por exemplo.

Como surge a dor muscular?

Quando o corpo sofre uma lesão, os recetores de dor transmitem mensagens de dor através da medula espinhal para o cérebro, que, por sua vez, emite uma resposta perante a ameaça.

O que posso fazer para aliviar a dor muscular?

A dor muscular pode ser aliviada com várias opções de tratamento, incluindo procedimentos farmacológicos e não-farmacológicos. De entre os tratamentos não-farmacológicos, a termoterapia demonstrou ter efeitos positivos na dor, mobilidade e flexibilidade de músculos rígidos.

ThermaCare é um dispositivo médico eficaz no alívio da dor muscular e das articulações. Verifique periodicamente a pele e caso detete sinais de irritação ou queimaduras, remova imediatamente o produto. Antes de usar leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização.