Dor de costas
A dor de costas está muito presente no mundo ocidental devido à falta de exercício e a um estilo de vida caracterizado por uma rotina de trabalho de secretária. Saiba aqui mais sobre os tipos, os sintomas e o tratamento da dor de costas.
Sobre este assunto:
A dor de costas está muito presente no mundo ocidental devido à falta de exercício e a um estilo de vida caracterizado por uma rotina de trabalho de secretária. Saiba aqui mais sobre os tipos, os sintomas e o tratamento da dor de costas.
A dor de costas é uma das doenças globais mais comuns, associada à mais elevada percentagem de perda de dias de trabalho. Ao longo da vida quase todas as pessoas tiveram, têm ou terão pelo menos um episódio de dor de costas. 50 % das faltas ao trabalho estão relacionadas com dor de costas, um problema para as entidades empregadoras e para todos em geral: os muitos dias de baixa devido a problemas de costas e o aumento dos custos de saúde têm de ser compensados.
As consequências para a pessoa afetada são muito evidentes: dor de costas por vezes intensa, ou mesmo crónica, mobilidade limitada no dia a dia e redução da qualidade de vida.
Tipos de dor de costas
Existem dois tipos diferentes de dor de costas - específica e inespecífica.
- Específica
-
A dor de costas específica é secundária a uma doença evidente, como uma fratura causada por traumatismo ou uma patologia estrutural da coluna, como uma hérnia, protrusão discal ou cancro. Menos de 10 % da população adulta têm este tipo de dor de costas, ou seja, a dor de costas específica é rara.
- Inespecífica
-
A dor de costas inespecífica é a mais frequente: verifica-se em 95,5 % da população com dor de costas e não tem uma causa clara, tendo normalmente origem num problema funcional, como a rigidez muscular. Libertando a tensão acumulada nos músculos, por exemplo, aplicando calor e realizando movimentos, a dor de costas melhora e normalmente não causa danos posteriores. Este tipo de dor de costas melhora em 2 semanas a 6 meses.
Duração da dor de costas: aguda, subaguda, crónica
A dor de costas também se pode distinguir com base no tempo passado desde a sua manifestação, podendo ser aguda, subaguda e crónica.
- Aguda
-
A dor de costas aguda pode durar até 6 semanas desde o momento em que se manifesta: a dor é frequentemente associada a um processo inflamatório agudo.
- Subaguda
-
A dor de costas subaguda pode durar entre 6 a 12 semanas desde a primeira manifestação. A terapêutica com exercício físico combinada com calor terapêutico pode ajudar a combatê-la.
- Crónica
-
Se ignorar os sinais de aviso do próprio corpo, mais cedo ou mais tarde a dor regressará mais regularmente e com maior intensidade. A dor de costas é considerada crónica quando dura mais de 12 semanas.
A dor de costas persistente sobrecarrega e altera de modo o sistema nervoso que a própria sobre-estimulação se torna um fator desencadeador e a dor persiste mesmo depois de se resolver a causa. Existem inúmeras opções de alívio da dor, como calor terapêutico, que pode ser implementado para melhorar a qualidade de vida.
A longo prazo, as pessoas afetadas podem beneficiar da prática de exercício físico leve, como por exemplo caminhadas. Os músculos rígidos não devem ser desativados, mas sim relaxados durante, por exemplo, sessões de ioga ou então novamente reforçados através de exercícios de reforço das costas.
Dor de costas: Localização da dor
A dor de costas pode ser diferenciada de acordo com a sua localização.
- Dor na zona superior, dor de pescoço
-
A dor na zona superior das costas, junto ao pescoço pode ser aguda, subaguda, ou crónica. É frequente a dor irradiar para a cabeça, os ombros e os braços. Existem muitas causas que podem provocar dor de pescoço, já que se trata de uma patologia multifatorial. Podemos distinguir entre fatores biológicos (músculos, hérnia, etc…), psicológicos (stress) e sociológicos (trabalho, família). Um estilo de vida sedentário é um dos principais fatores que podem causar dor de costas. Pode consultar o nosso guia para saber mais sobre a dor na zona superior e dor de pescoço.
- Dor na zona central das costas
-
Se a dor de costas surgir na coluna dorsal, é sobretudo causada por uma disfunção das articulações das costelas e das vértebras ou por irritação e doença dos grandes grupos musculares na coluna dorsal.
- Dor lombar
-
Uma grande parte da dor de costas situa-se na zona lombar, já que a coluna lombar é muito suscetível a lesões. A dor pode ser causada por uso excessivo dos músculos. Pode consultar o nosso guia para saber mais sobre a dor lombar.
Dor de costas: causas do desconforto
A dor de costas é uma patologia multifatorial, com três fatores principais identificáveis: biológicos, psicológicos e sociológicos. Deste modo, não há uma solução única para o problema, sendo necessário equacionar todos os fatores associados na manifestação da dor de costas para que possa ser tratada adequadamente.
- Dor de costas: Fatores biológicos
-
- Desgaste do disco intervertebral ou do corpo vertebral
- Ferimentos, como ferimentos por "golpe de chicote" ou fraturas
- Doenças ósseas, como osteoporose, espondilite anquilosante ou escoliose
- Tumores
- Causas mecânicas, como compressão de um nervo
- Causas congénitas: Espinha bífida
- Desgaste das articulações (osteoartrose)
- Má postura (ex. devido a períodos demasiado prolongados sentado no trabalho)
- Dor de costas: fatores psicológicos
-
- Stress
- Depressão
Com a dor de costas tudo também pode começar na mente. Qualquer pessoa que "tenha de passar por alguma coisa difícil" pode ser afetada por stress e tensão psicológica. Os músculos ficam tensos quando reprimimos o stress, o medo e outros conflitos emocionais, o que pode causar dor de costas relacionada com fatores psicológicos.
- Dor de costas: Fatores sociológicos
-
- Má postura corporal no trabalho
- Família
- Desporto
Dor de costas: Reconhecimento dos sintomas
Antes da manifestação da dor de costas, pode haver sinais e sintomas a que deve dar atenção. Desta forma, pode combater a dor de costas logo no início. Se ocorrerem os seguintes sintomas, deve prestar mais atenção às suas costas para poder prevenir problemas e eventualmente considerar consultar um médico.
- Exaustão física
- Mobilidade limitada
- Formigueiro
- Paralisia das pernas ou dos braços
- Rigidez das articulações de manhã
- Dor aguda repentina ou dor muscular
- Dor em posição de pé
- Sensação de fraqueza
- Músculos contraídos
Os precursores da dor apresentam-se inicialmente de forma bastante genérica, e sem a análise de um médico não são necessariamente identificados como sintomas de dor de costas. Em particular, as pessoas que não tenham ainda tido problemas de costas muitas vezes não associam estes problemas do dia a dia a potenciais problemas de costas. É fácil negligenciar a fase inicial sintomática da dor de costas. No caso de sintomas físicos evidentes, como formigueiro ou dor aguda, deve consultar imediatamente um médico.
Terapêutica e tratamento para a dor de costas
Uma vez que as causas da dor de pescoço e de costas podem ser muito diferentes, a terapêutica deve ser personalizada. A única certeza é que queixas deste tipo têm de ser tratadas imediatamente antes de se formar uma memória de dor, a fim de evitar a dor crónica. As faixas térmicas ThermaCare® para a dor de costas atuam com calor terapêutico profundo de aproximadamente 40 °C para alívio da dor de costas.
-
THERMACARE® para pescoço, ombros e punhos
para o alívio de dores no pescoço, ombros e punho
Perguntas Frequentes
- Dor de costas: Quando deve consultar o médico?
-
Se sentir dor de costas - deve consultar um médico se tiver dor intensa persistente que não melhora com exercício físico e tratamento. Deve também consultar imediatamente um médico se sentir formigueiro ou uma dor aguda.
- Qual a origem da dor de costas?
-
A dor de costas é uma patologia multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores. Podem ser fatores biológicos, psicológicos ou sociológicos e a dor pode ser desencadeada, por exemplo, por stress ou conflitos emocionais, bem como por tensão muscular, lesões, distúrbios ósseos e outras causas.
- Para onde pode irradiar a dor de costas?
-
A dor na zona superior das costas pode irradiar para os ombros, o pescoço e a cabeça. A dor lombar irradia frequentemente para o cóccix e para as ancas.
- Quanto tempo dura a dor de costas?
-
A dor de costas aguda pode durar até 6 semanas. A dor de costas subaguda dura 6 a 12 semanas; a dor crónica, mais de 12 semanas.
- Como se previne a dor de costas?
-
A dor de costas pode ser prevenida com exercício físico ativo e regular. Músculos abdominais e das costas fortes ajudam a coluna a desempenhar a sua função de suporte, pelo que podem previner a dor de costas.
- De que forma notamos que temos inflamação nas costas?
-
A dor em repouso é associada habitualmente a uma causa inflamatória, por isso, se sentir dor quando estiver parado, esta é provavelmente provocada por uma inflamação. Contudo, apenas um profissional de saúde pode determinar definitivamente se há realmente uma inflamação e como deve ser tratada.
TMC 78-11/24 PUB